Uma próstata de tamanho maior tem influência na atividade sexual?
Hiperplasia Benigna da Próstata

Uma próstata de tamanho maior tem influência na atividade sexual?

Poderá ter. Pode causar disfunção erétil ou problemas de ejaculação. A hiperplasia benigna da próstata (HBP) é caracterizada por um crescimento excessivo da próstata, que pressiona depois a uretra.  Quem sofre desta condição tem frequentemente problemas ao urinar e tem de procurar ajuda médica.

Mas alguns medicamentos podem ter efeitos secundários que afetam a vida sexual do indivíduo. Os inibidores da 5-alfa-reductase e os alfa-líticos são duas categorias farmacêuticas usadas com frequência no tratamento da HBP. O primeiro, no entanto, pode diminir o desejo sexual e interferir com a capacidade de manter uma ereção. Ao passo que o último dificulta a ejaculação.

Outro caminho muito usado para curar a HBP é uma cirurgia minimamente invasiva realizada recorrendo a um stent e tratamentos com calor ou laser.  Este processo pode também resultar numa disfunção erétil ou numa ejaculação retrógrada (quando o fluido seminal acaba na bexiga em vez de sair pelo pénis). Esta disfunção é também um dos possíveis efeitos secundários de uma resseção transuretral da próstata - uma operação na qual a parte interna da próstata é removida.

A incisão transuretral da próstata, que implica o alargamento da uretra, é outro procedimento usado para tratar a HBP, embora possa causar disfunção erétil. Como se pode ver, é importante que os pacientes com HBP sejam seguidos por um urologista que possa oferecer aconselhamento adequado sobre os melhores tratamentos para a condição de que sofrem, tendo igualmente em conta possíveis efeitos secundários que podem interferir na atividade sexual.

Estes efeitos secundários podem depois ser corrigidos através de ajustes no tratamento ou com a prescrição de medicamentos específicos que podem melhorar a função sexual.

Referências bibliográficas
Does having an enlarged prostate (BPH) affect sexual performance? - International Society for Sexual Medicine

Talvez também lhe interesse