
Vamos falar sobre sexo
Apresentações idílicas de relacionamentos nas redes sociais
A tecnologia interativa tem sido associada à criação de problemas de fronteira relacional porque há acesso continuo a ex-parceiros(as)/ novos potenciais interesses românticos, caixas de bate-papo(chat), sexo virtual (cibersexo) e pornografia. Os(as) parceiros(as) que investem excessivamente nas redes sociais podem provocar sentimentos de ciúme, inveja, desconfiança, controlo e infidelidade no(a) outro(a) parceiro(a).
Tais plataformas dão a sensação de que existem muitas alternativas adequadas, facilitando assim os processos de comparação romântica. É por isso, que a perceção de um(a) parceiro(a) ou de uma relação ideal retratada nas redes sociais pode levar a que os parceiros(as) interiorizem normas irrealistas, avaliando assim negativamente o seu (sua) próprio(a) parceiro(a) ou relação e diminuindo o compromisso com a sua relação.
Uma exposição mais frequente a parceiros(as) alternativos(as) pode conduzir a uma maior procura de parceiros(as) alternativos(as), que começa por mensagens aparentemente inofensivas , as quais podem facilmente desenvolver um flirt, levando a infidelidade emocional e até sexo virtual (cibersexo) ou envolvimento em aventuras (sexuais). De notar que as apresentações idílicas de relações nas redes sociais- muitas vezes incluindo casais perfeitos em corpos perfeitos- podem conduzir a preocupações com a imagem do corpo e inseguranças relacionais ou sexuais, levando eventualmente a problemas sexuais.
É complicado evitar estes impactos negativos, contudo, um aconselhamento simples poderá ser o de discutir abertamente o problema com os casais, e, por exemplo, o de se desligarem de forma regular dos media não essenciais e da utilização da tecnologia a fim de avaliarem de que forma o compromisso com a sua relação se altera.
Marieke Dewitte
Professora Assistente
Departamento de Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Departamentos da Faculdade de Psicologia e Neurociências

Referências bibliográficas
Talvez também lhe interesse
Vamos falar sobre sexo
Transplante peniano: finalmente, uma opção viável
Uma equipa de urologia da Cidade do Cabo, na África do Sul, publicou recentemente na prestigiada revista The Lancet um relatório de caso de alotransplante peniano num caso de amputação do pénis com um acompanhamento de 24 meses.
Vamos falar sobre sexo
Os smartphones e as redes sociais: Destroem relações?
As tecnologias interativas (ex., smartphones, internet, redes sociais) fazem parte da nossa vida diária. Estar constantemente ligado aos outros, através de email, redes sociais ou mensagens ,tornou-se na nova norma social, com a maioria a enviar mensagens de texto e a verificar os emails ao longo do dia, e a introduzir várias redes sociais na nossa rotina diária. A variedade de aplicações nas plataformas aumentou a dependência pelos nossos dispositivos móveis, infiltrando-se na nossa vida social e nas relações amorosas.
Vamos falar sobre sexo
Influências positivas da tecnologia interativa nos relacionamentos
Muitos debates científicos e sociais acerca da utilização e dos efeitos da tecnologia interativa (ex: smartphones, internet, redes sociais) nos relacionamentos estão formatados por crenças negativas implícitas ou explícitas. Apesar de ser importante reconhecer os potenciais riscos, necessitamos de evitar a mensagem de que a tecnologia é prejudicial para o relacionamento e de enfatizar as oportunidades positivas da tecnologia interativa para intensificar os laços afetivos com o(a) nosso(a) parceiro(a).