Apresentações idílicas de relacionamentos nas redes sociais
Vamos falar sobre sexo

Apresentações idílicas de relacionamentos nas redes sociais

A tecnologia interativa tem sido associada à criação de problemas de fronteira relacional  porque há  acesso continuo a ex-parceiros(as)/ novos potenciais interesses românticos, caixas de bate-papo(chat), sexo virtual (cibersexo) e pornografia. Os(as) parceiros(as) que investem excessivamente nas redes sociais podem provocar sentimentos de ciúme, inveja, desconfiança, controlo e infidelidade no(a) outro(a) parceiro(a).

Tais plataformas dão a sensação de que existem muitas alternativas adequadas, facilitando assim os processos de comparação  romântica. É por isso,  que a perceção de um(a) parceiro(a) ou de uma relação ideal retratada nas redes sociais pode levar a que os parceiros(as) interiorizem normas irrealistas, avaliando  assim negativamente  o seu (sua) próprio(a) parceiro(a) ou relação e diminuindo o compromisso com a sua relação.

Uma exposição mais frequente a parceiros(as) alternativos(as) pode conduzir a uma maior procura de parceiros(as) alternativos(as), que começa por mensagens aparentemente inofensivas , as quais podem facilmente desenvolver um flirt, levando a infidelidade emocional e até sexo virtual (cibersexo) ou envolvimento em aventuras (sexuais). De notar que as apresentações idílicas de relações nas redes sociais- muitas vezes incluindo casais perfeitos em corpos perfeitos- podem conduzir a preocupações com a imagem do corpo e inseguranças relacionais ou sexuais, levando eventualmente a problemas sexuais.  

É complicado evitar estes impactos negativos, contudo, um aconselhamento simples poderá ser o de discutir abertamente o problema com os casais, e, por exemplo, o de se desligarem de forma regular dos media não essenciais e da utilização da tecnologia a fim de avaliarem de que forma o compromisso com a sua relação se altera.

Marieke Dewitte
Professora Assistente
Departamento de Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Departamentos da Faculdade de Psicologia e Neurociências

ESSM
Content written by ESSM View all ESSM contents
Referências bibliográficas
Eli J. Finkel, EJ, Eastwick, PW, Karney, BR, Reis, HT, Sprecher, S. Online Dating: A Critical Analysis From the Perspective of Psychological Science. Psychological Science in the Public Interest 13, 3-66 (2012).
Hald, G.M. et al. Does viewing explain doing? Assessing the association between sexually explicit materials use and sexual behaviors in a large sample of Dutch adolescents and young adults. J. Sex. Med. 10, 2986-2995 (2013).
Vaterlaus, JM, Tulane, S. The Perceived Influence of Interactive Technology on Marital Relationships. Contemporary Family Therapy (2019) 41:247–257.

Talvez também lhe interesse

ESSM:
Notícias
Vamos falar sobre sexo

ESSM: "A informação de elevada qualidade sobre temas relacionados com a saúde sexual é uma prioridade fundamental"

A Sociedade Europeia de Medicina Sexual (European Society for Sexual Medicine - ESSM) é uma organização pan-europeia multidisciplinar centrada na saúde sexual.

Não se acanhe, a terapia de casais pode salvar o seu relacionamento
Notícias
Vamos falar sobre sexo

Não se acanhe, a terapia de casais pode salvar o seu relacionamento

O sexo, o romance e os relacionamentos são indissociáveis e fazem parte da nossa saúde. Uma vida sexual saudável é uma parte integrante dos nossos relacionamentos amorosos e, apesar de o sexo não ser o componente mais importante, os problemas com ele relacionados continuam a ser uma das principais causas de infelicidade nos relacionamentos ou do seu insucesso.

Transplante peniano: finalmente, uma opção viável
Notícias
Vamos falar sobre sexo

Transplante peniano: finalmente, uma opção viável

Uma equipa de urologia da Cidade do Cabo, na África do Sul, publicou recentemente na prestigiada revista The Lancet um relatório de caso de alotransplante peniano num caso de amputação do pénis com um acompanhamento de 24 meses.