Influências positivas da tecnologia interativa nos relacionamentos
Vamos falar sobre sexo

Influências positivas da tecnologia interativa nos relacionamentos

Muitos debates científicos e sociais  acerca da utilização e dos efeitos da tecnologia interativa (ex: smartphones, internet, redes sociais) nos relacionamentos estão formatados por crenças negativas implícitas ou explícitas. Apesar de ser importante reconhecer os potenciais riscos, necessitamos de evitar a mensagem de que a tecnologia é prejudicial para o relacionamento e de enfatizar as oportunidades positivas da tecnologia interativa para intensificar os laços afetivos com o(a) nosso(a) parceiro(a).

De facto, as tecnologias interativas poderão contribuir positivamente   para o relacionamento , o que é extraordinário, porque  "manter o contacto e transmitir afecto ao(à) parceiro(a)", é a razão principal pela qual as pessoas utilizam a tecnologia para comunicar com o(a) seu(sua) parceiro(a). É através da conetividade social que as pessoas cumprem com a sua necessidade básica de pertença. Daí que vários casais relatem sentirem-se mais próximos do(a) seu(sua) parceiro(a) ao utilizarem a comunicação online ou as mensagens de texto.

A tecnologia móvel de comunicações disponibiliza ferramentas para tranquilizar o(a) parceiro(a) ou para transmitir um interesse romântico contínuo, para lidar com agendas de negócios/conflitos durante o dia, para discutir assuntos práticos e para manter os(as) parceiros(as) em contacto enquanto estão separados. Este último é particularmente conveniente quando existe uma relação  à distância. Enviar mensagens de texto ou emails ao(à) parceiro(a) também pode ajudar a resolver problemas, uma vez que proporciona mais tempo para refletir antes de responder, e para dar mais atenção ao conteúdo da mensagem sem que existam distrações não verbais por parte do(a) parceiro(a).

Constitui uma tarefa importante para os educadores e clínicos discutir  os desafios  e as oportunidades que resultam da utilização da tecnologia numa relação. Eles podem ajudar os casais a potenciar os aspetos positivos da tecnologia, a reduzir a utilização problemática e a promover formas mais adaptáveis de integração dos smartphones e das redes sociais na sua relação. 

Marieke Dewitte
Professora Assistente
Departamento de Psicologia Experimental, Psicologia Clínica, Departamentos da Faculdade de Psicologia e Neurociências

ESSM
Content written by ESSM View all ESSM contents
Referências bibliográficas
Chan, M. Mobile-mediated multimodal communications, relationship quality and subjective well-being: An analysis of smartphone use from a life course perspective. Computer sin Human Behavior. 2018 vol 87, 254-262.
Eleuteri, S, Rossib, R, Tripodi, F, Fabrizi, A, Simonellia, C. Sexual health in your hands: How the smartphone apps can improve your sexual wellbeing? Sexologies. 2018. 27. E57-e60.
Lapierre, MA, Lewis MN. Should It Stay or Should It Go Now? Smartphones and Relational Health. Psychology of Popular Media Culture 2018, Vol. 7, No. 3, 384–398.

Talvez também lhe interesse

Alternativas ao sexo tradicional
Notícias
Vamos falar sobre sexo

Alternativas ao sexo tradicional

Quando se trata de sexo, as pessoas tendem a pensar em relações sexuais com penetração . É fácil cair na armadilha de pensar que sexo significa um tipo de ação: preliminares, penetração e orgasmo. Mas há muitas formas de desfrutar de prazer sexual. Muita gente tem desejos e necessidades que vão para além das ideias tradicionais de relações sexuais com penetração. Alguns casais sentem-se presos a reportórios sexuais rígidos e barreiras à intimidade. Além disso, existem muitas circunstâncias em que as relações sexuais com penetração não são viáveis para parceiros sexuais.

ESSM:
Notícias
Vamos falar sobre sexo

ESSM: "A informação de elevada qualidade sobre temas relacionados com a saúde sexual é uma prioridade fundamental"

A Sociedade Europeia de Medicina Sexual (European Society for Sexual Medicine - ESSM) é uma organização pan-europeia multidisciplinar centrada na saúde sexual.

Não se acanhe, a terapia de casais pode salvar o seu relacionamento
Notícias
Vamos falar sobre sexo

Não se acanhe, a terapia de casais pode salvar o seu relacionamento

O sexo, o romance e os relacionamentos são indissociáveis e fazem parte da nossa saúde. Uma vida sexual saudável é uma parte integrante dos nossos relacionamentos amorosos e, apesar de o sexo não ser o componente mais importante, os problemas com ele relacionados continuam a ser uma das principais causas de infelicidade nos relacionamentos ou do seu insucesso.