Uma infeção na próstata pode afetar o sexo?
Vamos falar sobre sexo

Uma infeção na próstata pode afetar o sexo?

A inflamação da próstata, que é a inflamação da glândula que produz a parte líquida do esperma, é uma condição bastante comum nos homens e ocorre de várias formas. De acordo com os relatórios do National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (NIDDK), do National Institutes of Health (NIH), é o problema urinário mais comum nos homens com menos de 50 anos.

Assintomática em alguns casos e dolorosa noutros, causando desconforto especialmente em torno dos genitais, mas também no abdómen e por vezes até nas costas, traduz-se numa necessidade frequente de urinar e em dor durante a micção. A idade, bem como outras infeções urinárias, o uso de catéteres e traumatismos são os principais fatores de risco. Ter sexo pode tornar a condição mais dolorosa, mas geralmente não a piora.

Para ajudar a esclarecer as informações sobre a próstata e o sexo, a Mayo Clinic escreve no seu site: “Regra geral, o sexo não piora a prostatite. Contudo, alguns homens que têm prostatite têm dor durante a ejaculação. Tal pode interferir no prazer do sexo". É verdade que a prostatite é frequentemente causada por uma infeção bacteriana - afirmam os peritos - mas raramente se trata de um patogénio que possa ser transmitido ao parceiro sexual. No entanto, em casos raros, a prostatite pode ser causada por uma infeção sexualmente transmitida.

Caso tenha lesões na zona dos genitais ou corrimento anómalo no pénis, não tenha relações sexuais antes de consultar um médico.

Referências bibliográficas

Prostatitis: Can sexual activity make it worse? - Mayo Clinic

Talvez também lhe interesse